Goji é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum, a planta é originária das montanhas do Tibete, e ao fruto são atribuídas muitas propriedades, pois é uma fruta rica em aminoácidos. Trata-se de um alimento muito apreciado pela população chinesa, que foi chegando por aqui aos poucos e ”caiu na boca” do povo, por aqui o encontramos na forma desidratada ou em pó.

Eu comprei e estou consumindo duas colheres de sopa da fruta desidratada todo dia, no começo estranhei o sabor, mas agora estou gostando, parece uma uva passa mais amarguinha.

O goji berry é muito recomendado por ser rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico,  além de ser um alimento de baixo indice glicêmico (matém os níveis de glicose no sangue, poupando o pâncreas da alta produção de insulina para dar conta do açúcar excedente, lembrando que outra função desse hormônio é armazenar energia), porém, temos frutas nacionais como laranja, acerola e goiaba que são ricas em vitamina C e possuem baixo IG.

Os carotenoídes presentes na Goji, dos quais fazem parte os betacaroteno, a luteína e a zeraxantina, já é mais do que comprovado que essas substâncias auxiliam na  prevenção as mazelas oculares. Uma das provas vem do Centro de Tecnologia de Produtos da Nestlé, na Suiça, que após avaliarem 150 idosos, os pesquisadores notaram que os que tomaram uma bebida a base de goji por três meses  tinham maiores níveis de zeaxantina e antioxidantes em geral correndo no sangue, essa parcela conseguiu, assim fugir das alteraçãoes da mácula, a parte central da retina, que ajuda a identificar os detalhes.

Goji Berry também possui vitaminas do complexo B , diversos mineiras e aminoácidos.  vários estudos estão sendo desenvolvidos para comprovar outros benefícios da fruta, inclusive sobre sua função de proteção da pele, mais ennhum concluído ainda.

A fruta fica bem com iogurte, sucos e cereais.